Pinacoteca Municipal de São Bernardo

Pinacoteca Municipal de São Bernardo

A Pinacoteca Municipal de São Bernardo começou a formar seu acervo no final dos anos 1960, e reúne atualmente 1.125 obras de alguns dos artistas mais representativos da arte brasileira com pinturas, gravuras, colagens e esculturas.

A pinacateca de São Bernardo, foi inaugurado há 29 anos com a missão de divulgar e estudar a arte moderna e contemporânea por meio da apresentação permanente de obras de seu acervo e da organização de exposições temporárias e, simultaneamente, captar e formar público para uma educação crítica do olhar em uma época saturada de imagens.

O prefeito Tito Costa inaugurou a Pinacoteca de São Bernardo em 1980 com a presença de grande número de importantes artistas no cenário das artes plásticas do País, como Tomie Ohtake, Wesley Duke Lee e Waldomiro de Deus. Hoje, o espaço reúne um conjunto de obras que, além do seu valor estético, revela aspectos significativos da história social, política e cultural da região e do País.

Nos anos 1980, algumas proposições se voltam para a intervenção no espaço público para tratar de temas polêmicos, políticos e sociais por parte dos artistas. No Natal de 1983, a cidade recebeu, em diversos locais, placas de sinalização de trânsito pintadas por artistas como Waldomiro de Deus, Duílio Galli, Neusa Leodora, Orlando Mattos, Sarro e Alcides, obras que depois foram incorporadas ao acervo. Em outro momento, outdoors levaram a vários locais trabalhos de Chirinéa, Sarro, Sian, Orbetelli, Mari Moraes e Marbé, entre outros.

Deve-se, ainda, destacar que em 2002 o curador voltou a convidar artistas para registrar aspectos da cidade: estão no acervo as obras que resultaram desta proposição, realizadas por José Carvalho, Mikio Sakata, Moro, Adolfo Dusi e Kuroiwa. Assim como a Pinacoteca, a Biblioteca de Arte, instalada em uma sala de dimensões muito reduzidas para abrigar o acervo e receber adequadamente o público, continuou a realizar um trabalho marcante de ação cultural.

A Pinacoteca de São Bernardo, em sua casa nova, é o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea da região do ABC, com quatro espaços expositivos, auditório, biblioteca de arte e um jardim de esculturas. Suas atividades estarão intimamente associadas às ações do novo Centro Livre de Artes Visuais que funcionará em edifício anexo.

Pinacoteca Municipal de São Bernardo
Rua Kara, 105 - Centro - Cidade São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09750-300
(11) 4125-4056




  Sobre o EncontraSãoBernardo
Fale com EncontraSãoBernardo
Anuncie no EncontraSãoBernardo
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoBernardo (grátis)



Termos EncontraSãoBernardo | Privacidade EncontraSãoBernardo


Bandeira de São Bernardo do Campo