São Bernardo espera PAC para tocar corredores viários

A Prefeitura da cidade São Bernardo anunciou ontem que aguarda a aprovação, junto ao Ministério das Cidades, de projeto para a construção de mais dois corredores viários no município. A administração busca, com isso, amenizar os problemas de trânsito nas principais vias da cidade, mas o resultado pode não ser o esperado, pois desatar o nó viário depende de ofensiva regional, de forma integrada. Ainda mais quando se sabe que apenas a frota de carros chegará a 1 milhão em dezembro.

Para que as obras saiam do papel, porém, a administração pleiteia financiamento de R$ 280 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade. O restante da verba – R$ 146 milhões – será investido pelo município.

O projeto prevê a formação dos corredores Leste/Oeste e Alvarenga. O primeiro ligará a Avenida Tiradentes, no bairro Santa Terezinha, até a Rodovia dos Imigrantes. Já o Alvarenga terá início na estrada homônima, na divisa com Diadema, e chegará até a Avenida Robert Kennedy, no cruzamento com a Piraporinha, importante via de ligação entre as duas cidades que já enfrenta congestionamentos diários.

Somadas, as vias terão extensão aproximada de 34 quilômetros. Para a criação, serão adaptadas vias já existentes, por meio de obras de duplicação. A administração estima gastar R$ 70 milhões apenas com desapropriações ao longo das obras.

Estão previstas também a construção de quatro viadutos. Um no cruzamento da Estrada Samuel Aizemberg com a Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco. O segundo será na interseção das avenidas José Odorizzi e Robert Kennedy. Outro elevado irá transpor a Praça dos Bombeiros, ligando as avenidas Rotary e Luís Pequini. O viaduto Tereza Delta, no Km 20,5 da Via Anchieta, será duplicado.





Para ligar os dois opostos da cidade, o corredor Leste/Oeste sairá da Avenida Tiradentes e, em seguida, seguirá pela Prestes Maia. Na chegada ao Centro, será criado acesso da avenida até o Viaduto Tereza Delta. Em seguida, passará pela avenida José Odorizzi e Estrada Samuel Aizemberg. Com exceção da Prestes Maia, todas as vias serão duplicadas.

Em todo o trajeto, de 20 quilômetros, o corredor Leste/Oeste terá três faixas de rolamento em cada sentido, com pista exclusiva para ônibus.

Já o corredor Alvarenga demandará a duplicação da Avenida Robert Kennedy. A Estrada dos Alvarenga será duplicada a partir da Estrada dos Imigrantes, sentido Praça Giovanni Breda. Nesse trecho também haverá faixa exclusiva de ônibus.

Na avaliação do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, a importância dos projetos é tirar veículos das vias centrais do município. “Hoje, quem tem que ir para Diadema ou para a região do Parque dos Químicos tem que passar pelo Centro de qualquer jeito. A ideia é criar vias alternativas.”

Segundo o secretário, trafegam 6.800 veículos por sentido a cada hora na Avenida Lucas Nogueira Garcês. Com os corredores, a expectativa é que o movimento caia para 4.300. A estimativa é que as vias, juntas, beneficiem 472 mil pessoas.

A expectativa é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre do ano que vem e finalizadas até 2014. O projeto ainda está sob análise no Ministério das Cidades. Ao todo, 24 cidades com mais de 700 mil habitantes serão beneficiadas. A verba destinada é de R$ 18 bilhões. O ministério informa que até o fim do ano serão divulgados os projetos aprovados.

Fonte: Diário do Grande ABC





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