Parque Linear integra projeto de revitalização do Alvarenga em S. Bernardo do Campo

No próximo dia 3, a Universidade Metodista, campus Rudge Ramos, sedia o debate Resíduos Sólidos, da Educação Ambiental à Geração de Energia. Mediada pelo Presidente da OAB de São Bernardo, Luis Ricardo Vasques Davanzo e com os debatedores Tarcísio Secoli, Secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo e Dan Moche Schneider, Mestre em Saúde Ambiental Especialista em Gestão ambiental e manejo de resíduos sólidos, o encontro tem por objetivo levar proposta de coleta de resíduos sólidos seletiva à população através da conscientização.

Para o vereador de São Bernardo, Paulo Dias (PT), o foco a princípio são os universitários. “Estamos focando em vários segmentos e as faculdades são as primeiras, FEI, Faculdade de Direito de São Bernardo, Anhanguera e Metodista, buscar o meio acadêmico.”, ressaltou o parlamentar.

O projeto tem outros pontos que ainda precisão ser estudados, como analisa o vereador. “É muito novo para delimitar e dar detalhes, mas traz perspectivas extraordinárias só da transposição e descontaminação do lixão já é um grande passo.”, avaliou o político.





O projeto será contemplado com um Parque Linear com quadra de futebol na cidade de São Bernardo do Campo, área para caminhada, lazer e academia ao ar livre, são quase 300.000 metros quadrados, e a Usina estará na região para absorver os resíduos sólidos.

Segundo o vereador, o lixão será remanejado devido a gazes poluentes, metais pesados e chorume – líquido resultante da deterioração de lixo – que são contaminantes e hoje são 40 metros de torre de lixo, que se instalou ao longo de décadas e, hoje, sobreposta por vegetação.

O trabalho será feito encima do eixo dos moradores da região do grande Alvarenga, que fica próximo à represa, onde a Usina será instalada. O projeto terá custo anual de 100 milhões de reais em uma PPP (Parceria Público Privada).

Com o investimento, terão que readequar a Estrada do Alvarenga pra melhorar o fluxo do transporte e dos passageiros da região como um todo. O projeto, justifica o político: “Esse ano começa o projeto que tem até 2016 pra que todo esgoto da área de manancial seja direcionada para estação de tratamento.”, finaliza o vereador do PT.

Fonte: Jornal ABC Repórter





Deixe seu comentário