Usina Verde de São Bernardo é alternativa para municípios do ABCD

A Usina Verde, que será implantada pela Prefeitura de guia de São Bernardo por meio de PPP (Parceria Público-Privada) e transformará lixo em energia elétrica, servirá como alternativa para destinação dos resíduos sólidos às demais cidades do ABCD. A afirmação foi feita pelo prefeito Luiz Marinho (PT), nesta segunda-feira (04/07), e confirmada por Mário Reali (PT), prefeito de Diadema e presidente do Consórcio Intermunicipal.

Além da destinação final do lixo, a PPP permitirá o processamento e o tratamento dos resíduos de maneira sustentável. “Enxergo a usina como uma alternativa para a Região. Poderíamos, perfeitamente, atender a demanda de outras cidades. Além de ecológica, a usina será uma alternativa mais barata do que o aterro da Lara”, explicou Marinho, que defende a construção de uma segunda usina para atender todo o ABCD.





Para se ter uma ideia, só São Bernardo economizará com a Usina Verde R$ 14 milhões por ano, que hoje são destinados ao aterro da empresa Lara.

A proposta, apresentada na reunião mensal do Consórcio Intermunicipal, foi bem avaliada por Reali. “Temos o interesse em reduzir o problema enorme que temos com a destinação final. Observamos a apresentação feita por Marinho e ficou implícito que teremos uma alternativa no ABCD, pois a usina disputará o mercado, quase exclusivo, dos aterros sanitários”, garantiu Reali.





Deixe seu comentário