Paciente do SUS espera até 1 mês por resultado de exame em São Bernardo

Pacientes que realizam exames no Laboratório Ghelfond, localizado na Rua José Bonifácio, no Centro de São Bernardo, chegam a aguardar um mês para retirar o resultado. A unidade atende apenas encaminhamentos da rede municipal da cidade e possui convênio exclusivo com a Prefeitura Municipal de São Bernardo. O agendamento dos testes tem espera de até 50 dias.

O contrato com a clínica particular prevê a realização de exames de imagem como mamografia, raio X, ressonância magnética, ultrassonografias, densitometria óssea, teste ergométrico, endoscopia, entre outros.

A auxiliar de enfermagem Daniela Sobrinho, 28 anos, está com nódulo na mama e seu exame de mamografia foi agendado ontem para dia 29 de janeiro. “Já está enorme (o nódulo). Não posso esperar. E se for câncer? Vou pagar para fazer antes.”

Apesar do relato da usuária, a Prefeitura informou que o tempo máximo para marcação de exames é de até uma semana.

O aposentado Antonio Beatriz de Souza, 69,  fez o raio X em uma das pernas no dia 6 de novembro e faltou em duas consultas com o especialista por causa do atraso na entrega do resultado. O encaminhamento foi realizado pelo posto de Saúde do bairro Alvarenga. O prazo estipulado era o dia 20.

A unidade realiza cerca de 50 mil exames por mês para pacientes de São Bernardo encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais e postos de Saúde. O proprietário do laboratório, Charles Ghelfond, explicou que a demora na entrega será reduzida até janeiro. “Estamos implementando outro sistema para liberação dos resultados pela internet, o que vai agilizar a espera. A expectativa é que, até meados de janeiro, o prazo máximo chegue a uma semana.”





Em relação à demora para agendamento de exames, Ghelfond explicou que o serviço é regulado pelo município. “O prazo de entrega não depende da nossa boa vontade, e sim da liberação da central de regulação da Prefeitura. Recebemos as agendas montadas e encaixamos os pacientes assim que as autorizações chegam.”

OUTRO LADO

A Prefeitura informou que moradores têm reclamado do serviço prestado pela unidade e que o laboratório tem sido cobrado para agilizar as entregas. No primeiro trimestre de 2013 será realizada licitação para obtenção do serviço. A Prefeitura irá estabelecer regras mais rígidas para o cumprimento de prazos.

Fonte: Diário do Grande ABC

Paciente do SUS espera até 1 mês por resultado de exame em São Bernardo
Avalie!




Deixe seu comentário