Meninas-moças da periferia de São Bernardo terão dia de cinderela

Se deu certo, tem que fazer de novo. A pedagoga Márcia Moreira Barbosa de Lima, que idealizou em 2011 a primeira festa de debutantes para meninas carentes de São Bernardo, prepara este ano a segunda edição. No dia 23 de outubro, 11 meninas que vivem na periferia do município irão realizar o sonho de ter o tão desejado baile de debutantes.

Para que tudo dá certo e o grande dia seja impecável, Márcia realizou no início do mês uma feijoada comunitária e arrecadou dinheiro para cobrir parte dos custos da festa, como buffet e iluminação. Mas o trabalho não para. A pedagoga afirma que ainda faltam padrinhos para parte das debutantes, que cobrirão gastos com vestido, sapatos e outros adereços.

“Ano passado todos com quem eu conversava se mostravam muito entusiasmados com a ideia, mas poucos dias antes da festa algumas coisas falharam, e isso foi um pouco frustrante. Tivemos de improvisar mesas e cadeiras escolares para colocar as comidas e bebidas, a apresentação de fotos também não aconteceu e ficamos sem som.”

Recompensa – Mesmo com todos os problemas, Márcia conta que a festa foi linda, e que a recompensa de todo o esforço foi ver as dez meninas que participaram do projeto em 2011 absolutamente encantadas.

“Eu sei que, se cada uma fizesse individualmente uma festa, jamais seria como a que fizemos. Elas, mesmo sabendo que não tinham condições financeiras de contar com uma festa de debutantes como as meninas dos condomínios chiques de São Bernardo, imaginavam cada detalhe: o vestido, a maquiagem, a valsa. Foi um sonho que se realizou, e poder ter proporcionado isso a elas me fez muito feliz. Vou continuar com o projeto ano a ano, mesmo com todas as dificuldades, e sei que a cada ano a festa ganhar mais apoiadores.”





A ideia essencial do projeto se mantém: meninas que fazem aniversário de 15 anos neste ano e que moram em regiões carentes da cidade se juntam, e nos meses que antecedem a festa participam de atividades socioculturais propostas pela pedagoga. Entre as atividades, a participação nos debates do Fórum Social e da Jornada Cidadã do ABCDMRR.

Novo universo – A mais desinibida das 11 meninas, Ingrid Santos Magalhães conta que o contato de Márcia proporcionou não somente a realização de um sonho mas também a possibilidade de participar de universo desconhecido até então. “Minha vida era ir da escola pra casa e de casa pra escola, além da convivência com o pessoal do bairro. A Márcia levou a gente em debates em que o secretário de Cultura estava presente e fizemos perguntas para ele. Tudo está sendo muito bom”, afirmou a adolescente.

A festa deste ano será no mesmo espaço, o Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), cedido pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, e a loja de roupas de festa Joli irá vestir as meninas. Vestidos com saiotes e pedraria, que em média custam R$ 1.000 o aluguel, sairão por R$ 250, pagos pelos padrinhos. A loja de joias Luminositá fará os anéis, que no dia da festa serão entregues pelos pais das debutantes.

Já a decoração, que em 2011 ficou faltando, será feita com materiais recicláveis e produzidos pela oficina de artesanato M.O. Design. O mais aguardado pelas aniversariantes é, sem dúvida, o dia de beleza. Para isso, Márcia fez parceria com o Instituto Embelleze, que fará o penteado, as unhas e a maquiagem das meninas-moças. Quem quiser entrar em contato, pode enviar e-mail para marcia_m03@yahoo.com.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário