São Bernardo tem descarte irregular de pneus

Há um mês os moradores da Rua Amazonas, no bairro Alvarenga, em São Bernardo, presenciam descarte irregular de pneus no início da via. “Vi gente jogando e chamei a atenção, mas não adiantou”, diz a dona de casa Márcia Franco da Silva, 47 anos.

A placa do carro que descarta os pneus foi anotada por um dos moradores em tentativa de fazer denúncia de crime ambiental. “Se fizeram, não sei, mas continuam jogando”, afirma Márcia. Os vizinhos acreditam que, se a denúncia fosse levada a sério, seria capaz de impedir o descarte, pois viria acompanhada de multa.

Por diversas vezes os vizinhos entraram em contato com a Prefeitura Municipal de São Bernardo. Alguns funcionários foram até o local, entretanto, não voltaram. “Um deles disse que a equipe de limpeza urbana seria enviada, mas faz mais de 15 dias e não veio ninguém”, diz a dona de casa Antonia Josefa Lopes, 52.





A maior preocupação com o descarte é a água acumulada nos pneus na cidade de São Bernardo, que pode contribuir com o surgimento do mosquito da dengue. “Falam tantas coisas sobre a doença e prevenção, mas agora que precisamos, ninguém vem”, enfatiza Antonia.

Contatada, a Prefeitura informa  que o descarte irregular de pneus é crime ambiental. Conforme Lei Federal (12.305/2010), fabricantes, importadores e distribuidores devem disponibilizar pontos de entrega voluntária para recebimento desses resíduos e reaproveitá-los ou dar tratamento e destinação adequada.

No caso do descarte irregular na Rua Amazonas, serão enviados técnicos para vistoriar o local nos próximos dias e executar os procedimentos cabíveis.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário