São Bernardo inicia 2ª fase de tratamento bucal de alunos

O Programa Saúde Bucal nas Escolas realiza a segunda etapa de monitoramento dos 80 mil estudantes de toda a rede municipal de ensino, o que inclui a educação infantil (zero a 6 anos) e o ensino fundamental (7 a 10 anos). A iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Associação de Jovens Dentistas da cidade, será realizada até dezembro e envolve ações das secretarias de Saúde e de Educação da cidade de São Bernardo do Campo.

O acompanhamento será feito nas 188 unidades de ensino da cidade. As ações serão as mesmas efetuadas em março de 2011, quando foi lançado, como classificação de risco de cárie e escovação supervisionada, além da promoção à saúde como palestras, vídeos educativos e distribuição de kits de escovação e cartilhas. Estão programadas duas visitas técnicas anuais por escola. A equipe conta com 22 dentistas e 15 auxiliares de saúde bucal.

“O projeto vem atendendo as nossas expectativas e tem sido muito bem aceito pela comunidade escolar e pela população em geral”, comenta a diretora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, da Secretaria de Saúde.

Alunos atendidos que apresentarem dor e focos de infecção serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tratamento dentário. Os casos mais simples passam por tratamento restaurador atraumático (sem uso de motorzinho) para remoção da cárie por meio de cureta (instrumento cirúrgico em forma de colher) e um gel papa-cárie.





Dessa forma, as crianças com cáries que podem ser removidas por esse método são cuidadas dentro das próprias escolas, temporariamente equipadas com os equipamentos de saúde necessários para esses tipos de procedimentos.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

São Bernardo inicia 2ª fase de tratamento bucal de alunos
Avalie!




Deixe seu comentário