São Bernardo conta com academia destinada a pacientes com vírus HIV

A cidade de São Bernardo do Campo é a única cidade do Estado de São Paulo a contar com uma academia destinada ao atendimento de pacientes com vírus HIV junto à rede municipal de Saúde. Instalada no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, no Bairro Baeta Neves, a unidade é um dos serviços que o Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do município disponibiliza.

Apesar de ter sido implementada há pouco mais de um ano, a academia já rende bons frutos e resultados que muitas vezes surpreendem. É o caso do ex-bailarino Jonathan (nome fictício), de 26 anos, portador do vírus HIV há três anos.

Quando chegou ao Ambulatório, o rapaz estava com citomegalovírus, doença pertencente à família dos herpes vírus. Seu quadro havia evoluído a tal ponto que o deixou paraplégico.

Combinada com o uso dos medicamentos antirretrovirais (conhecido como coquetel) e um programa específico para o jovem Jonathan poder utilizar a academia, em nove meses já havia adquirido o controle do tronco, recuperado o peso e ganhado massa muscular. Graças ao seu esforço e ao empenho da equipe, recuperou a autoestima e a vontade de viver.





Recentemente, Jonathan foi aceito pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para participar das competições de atletismo voltadas a pessoas com deficiência. “Quando cheguei aqui, havia perdido o movimento de minhas pernas, minha saúde e o gosto pela vida. Hoje, moro sozinho e faço tudo em minha casa. E se Deus quiser, pretendo defender o Brasil como mais um atleta paraolímpico. Aprendi que a deficiência está na mente das pessoas, e não no físico”, ensina.

A academia atende 61 pacientes, entre homens e mulheres, que passam por avaliação física e cardiovascular e executam os exercícios físicos com orientação de um fisioterapeuta. Os equipamentos utilizados são trampolim, pesos para braços e pernas e bicicleta ergométrica.

Serviço – O Programa DST/Aids faz em média 12 atendimentos/mês no geral (consultas e outros procedimentos), só na infecto foram quase mil em fevereiro de 2011. A academia funciona na Clínica Municipal de Especialidades Médicas (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3º andar, Baeta Neves). Mais informações pelo telefone 4126-9800 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário