São Bernardo ampliará internação domiciliar

A cidade de São Bernardo vai ampliar de quatro para sete o número de equipes do Programa de Internação Domiciliar no município, aumentando de 120 para 210 a quantidade de pacientes atendidos.

O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo secretário nacional de Assistência à Saúde, Hevécio Miranda, durante vistoria nas obras do Hospital de Clínicas, no bairro Alvarenga.

Parceria entre Prefeitura e governo federal, a unidade está em construção desde setembro do ano passado e deverá ter a primeira parte inaugurada ano que vem.

Acompanhado do prefeito, Luiz Marinho (PT), e do secretário municipal de Saúde, Arthur Chioro, Miranda disse que a expansão do programa, que terá o nome de Melhor em Casa, deverá ser anunciada pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), na semana que vem. A expectativa é espalhar 1.000 equipes pelo País.

Além de quase dobrar o número de grupos no município, que permitirá atender mais 90 pacientes, a União, segundo Miranda, irá repassar R$ 35 mil para a despesa mensal de cada equipe, que custa R$ 60 mil aos cofres da Prefeitura.

Multidisciplinar, cada grupo do PID é formado por três médicos, quatro técnicos de enfermagem e um auxiliar. A equipe ainda tem à disposição três enfermeiros, dois assistentes sociais, dois fisioterapeutas, um fonoaudiólogo e um nutricionista, além de dois enfermeiros que permanecem na sede do programa.

Os pacientes são acompanhados pelos profissionais em sua residência. Além da humanização no atendimento, segundo Chioro, o serviço ajuda a liberar leitos nos hospitais.





“Muitas crianças e idosos, que praticamente moravam nas unidades de Saúde, em longos períodos de internação, agora são atendidos em casa”, disse o secretário.

Enquanto São Bernardo comemora a expansão do projeto, Mauá se vira para garantir outro. Em reportagem do Diário do dia 6, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior, afirmou que irá fazer ajustes no Programa Saúde da Família por conta de problemas financeiros.

Fonte: Diário do Grande ABC

São Bernardo ampliará internação domiciliar
Avalie!




Deixe seu comentário