SAMU de São Bernardo conduz palestras para a comunidade e funcionários

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da cidade de São Bernardo do Campo promove palestras preventivas para a comunidade com a proposta de levar informação e conhecimento sobre o atendimento. Além de esclarecer dúvidas sobre o serviço, a equipe explica a rotina de trabalho do SAMU e quando os usuários devem acioná-lo.

Por meio do programa de Políticas Preventivas, desde outubro do ano passado a equipe comandada pela coordenadora geral de enfermagem e pela enfermeira responsável por treinamentos promove palestras preventivas em diversos bairros, entre os quais o Núcleo Santa Cruz, Taboão, Jardim Silvina e região do Grande Alvarenga.

Mais de 150 pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa, que em breve será estendida também a escolas da rede pública. Uma das propostas da ampliação da grade de palestras é combater os trotes feitos para o telefone 192, apontado como um dos maiores problemas apontados por corporações que atuam, por exemplo, em operações de resgate, socorro a vítimas e policiamento.





Para ministrar as palestras, os funcionários recorrem a espaços inusitados, de uma garagem a um salão de uma igreja ou escola, entre outros endereços.

“O enfoque principal é levar a população informações sobre o que é o serviço, como funciona, quando se deve acionar o SAMU e quais os tipos de ocorrências atendidas pelo serviço, além de demonstrações de como realizar os primeiros-socorros no caso de acidentes ou engasgamento, entre outras situações”, aponta.

Além das palestras preventivas, o grupo já realizou a capacitação dos funcionários que atuam diretamente com urgências e emergências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga e Riacho, e vem capacitando aqueles que trabalham nos Pronto-Socorros do Baeta Neves, Silvina, Rudge Ramos, Paulicéia e Taboão.

Ao todo, mais de 300 funcionários já passaram por treinamento. As quatro UPAs do município contam com base do SAMU em regime de 24 horas, serviço que se estenderá às outras cinco unidades a serem inauguradas até 2012.

Em 2010, o SAMU de São Bernardo efetuou 35 mil atendimentos na cidade.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário