Novo Caps 24 horas atenderá cerca de 600 pacientes por mês em São Bernardo

A prefeitura de São Bernardo inaugurou na tarde desta terça-feira (8) o novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A unidade, no Nova Petrópolis, é a quinta da cidade e abrangerá os bairros atendidos pelas UBSs Farina, São Pedro e Parque São Bernardo, além da demanda encaminhada pela UPA Vila São Pedro.

O Caps Farina é do tipo III, ou seja, funcionará 24 horas por dia, e vai atender portadores de transtornos severos e persistentes, independentemente de idade e sexo. A população estimada nessa área é de 155.586 pessoas.

“Essas pessoas merecem o melhor atendimento possível. A Prefeitura tem olhado com carinho para essa área psicossocial, oferecendo aos pacientes tratamento com dignidade e respeito”, afirmou o prefeito da cidade.

O Caps terá dois psicólogos, dois terapeutas ocupacionais, dois assistentes sociais, três enfermeiros, dois médicos psiquiatras, 14 técnicos de enfermagem, um educador físico, quatro monitores de oficina terapêutica, um oficial administrativo, dois recepcionistas, um auxiliar de farmácia e um auxiliar de copa. A unidade do Farina deverá realizar de 500 a 600 atendimentos por mês.





O tratamento envolverá psicoterapia, consultas médicas, medicação, oficinas terapêuticas, atividades físicas e atendimento dos familiares, entre outras ações. As primeiras oficinas já programadas serão as de culinária, jornal, rádio, artes plásticas e música. O atendimento é feito em rede, mantendo-se a articulação com as unidades de urgência, emergência e atenção básica. O Caps terá seis leitos de acolhimento, sendo três masculinos e três femininos.

“Cada paciente vai ter atendimento individualizado e tratado de acordo com suas necessidades. Não adianta deixar ninguém confinado em lugares sem condições”, disse o secretário municipal de Saúde.

Os outros Caps de São Bernardo são destinados ao público infantil (transtornos psíquicos), infanto-juvenil (álcool e drogas) e dois para adulto (transtornos psíquicos e álcool e drogas). Existem na cidade ainda quatro residências terapêuticas voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência intelectual que estavam internadas em manicômios e perderam o vínculo familiar.

O Caps Farina fica na Rua Vicente Galafassi, 110, no Bairro Nova Petrópolis.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário