Inspeção veicular educativa em São Bernardo começa nesta quarta-feira

O programa Orientar, da Prefeitura de São Bernardo, inicia, na quarta-feira (1/2), a primeira etapa da inspeção veicular em automóveis movidos a diesel. Neste dia, a vistoria será realizada nas empresas SBTrans e Diastour e em frotas escolares de cooperados. E no dia 6 de fevereiro, o projeto começa a funcionar nas vias públicas, atendendo a todos os munícipes, independentemente, da placa do veículo. O Orientar é uma realização da Secretaria de Gestão Ambiental em parceria com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas.

Segundo o secretário de Gestão Ambiental, o objetivo do programa é realizar a inspeção em veículos movidos a diesel, de forma gratuita, voluntária e sem punição. “Os carros que forem reprovados na inspeção serão orientados a realizar a manutenção necessária e, depois, fazer o comparativo”, ressalta.

A iniciativa visa conscientizar motoristas, proprietários de veículos automotores e empresas de transportes sobre o uso racional do combustível. Com a diminuição do consumo, os automóveis regulados e com a manutenção em dia emitem menos poluentes.





O programa Orientar 2010 tinha como meta a inspeção de mil veículos, mas as vistorias superaram as expectativas, alcançando 2,3 mil carros a diesel, dos quais 84% foram aprovados e 16% reprovados.

Em 2011 a meta de avaliações era de 2,5 mil, mas o programa alcançou mais que o dobro, atingindo 5,13 mil inspeções. Das quais, 80,1% foram aprovadas e 19,9%, reprovadas.

Para este ano, o Orientar ampliou para 20 os pontos de inspeção em São Bernardo. A meta de 2012 será de 5,5 mil a 6 mil veículos inspecionados.

Projetos – O programa Orientar foi ampliado em 2011 e passou a ser dividido em dez projetos, entre eles estão Ônibus de turismo e fretamento, Ônibus urbanos municipais, Ônibus urbanos intermunicipais, Cegonheiro, Frota cativa pública, Frota escolar cooperativa, Frota escolar municipal, Frota escolar permissionária (particular), EMTU de fretamento – que passará de 11 para 22 ações – e Vias Públicas.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário