Impactos na natureza em cartaz em São Bernardo do Campo

 O impacto das ações do homem sobre o planeta sempre se expandiu para o cinema. Em meio a período no qual a questão está em alta nas discussões, principalmente com a movimentação ao redor do encontro ambiental Rio+20, que ocorre na próxima semana no Rio de Janeiro, o Cineclube Photogramas (Rua Bauru, 21. Tel.: 4336-8235), em São Bernardo, também se agita com a mostra especial ‘Comer Dinheiro?’, com abertura hoje à noite.

A programação temática reúne títulos de vários gêneros, casos de ficção científica, drama e animação, que exploram em suas tramas como o bem do meio ambiente entra em conflito com a vida e, principalmente, com o sentimento consumista das pessoas.

As sessões ocorrem às sextas-feiras, sempre a partir das 20h. A entrada é franca e cada obra conta com indicação etária distinta.

O acervo mistura produções de diferentes épocas, fazendo assim espécie de linha do tempo que demonstra como o problema evoluiu ao longo dos anos. Enquanto no passado se acreditava em estranhas mutações genéticas ou em transformações geográficas, as obras mais recentes já traduzem possibilidades de que a Terra não irá suportar mais o descaso do homem com a natureza.





Na noite de abertura, quem entra em cartaz é o clássico ‘O Monstro da Lagoa Negra’ (1954), de Jack Arnold. A história se passa na Amazônia e acompanha o encontro de uma expedição científica com bizarra criatura, meio homem meio peixe. que se apaixona por integrante do grupo. Os cientistas terão de salvar a garota antes que ela seja levada para as profundezas do Rio Amazonas. O elenco conta com nomes como Richard Carlson, Julia Adams e Richard Denning.

Outro destaque da mostra é a ótima animação ‘Wall-E’ (2008), do diretor Andrew Stanton. Deixando um pouco de lado o sentimentalismo de seus projetos, os estúdios Disney/Pixar apresenta o simpático Wall-E como o único remanescente de grupo de robôs montados para limpar o lixo do planeta enquanto os humanos vivem há anos em gigantescas naves no espaço, à espera do fim do serviço. A sessão está programada para o dia 22.

‘A Síndrome da China’, de James Bridges, e ‘A Estrada’, assinado por John Hillcoat, completam a seleção montada. Mais informações sobre a programação de ‘Comer Dinheiro?’ estão na agenda cultural do site da Prefeitura de São Bernardo (saobernardo.sp.gov.br).

Fonte: Diário do Grande ABC

 





Deixe seu comentário