Falta de mesas e carteiras cancela aulas em escola de São Bernardo

Os alunos da Escola Estadual São Pedro na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, estão perdendo aulas devido à falta de mesas e cadeiras nas salas de aula. O problema ocorre desde segunda-feira (4), quando teve início o ano letivo na rede estadual. Ainda não há previsão de normalização das aulas. Em nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que tomou providências urgentes para corrigir a situação e apurar responsabilidades.

De acordo com a direção, as mesas e carteiras foram quebradas pelos próprios estudantes durante o ano passado. No entanto, pais ouvidos pela reportagem discordam e dizem que o local é constantemente invadido por vândalos. Por causa da falta de móveis, a direção da unidade de ensino adotou um sistema de revezamento entre as turmas de cada série, com a dispensa dos outros alunos.

Pelo menos uma vez por semana, os estudantes da 5º série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio ficam sem aula. Também foi adotado um rodízio de disciplinas para que os alunos não percam sempre as mesmas aulas toda semana. “De quinta e sexta não tenho aula. É ruim porque a gente vai ficar sem aprender várias coisas”, disse um estudante de 14 anos, que está na 8º série. Não foi informado se haverá reposição das aulas perdidas.

Durante esta semana, pais e responsáveis dos alunos foram chamados para participar de uma reunião em que foram comunicados sobre o revezamento. A Reportagem apurou que quatro salas estão vazias e não podem ser usadas. Além disso, em outras salas há faltas de móveis escolares.





“Aqui faltam carteiras. Um dia os alunos têm aula, no outro não têm. As crianças precisam revezar para dar lugar para outra sentar. Assim não dá, o aluno perde aula e deixa de aprender”, reclama a dona de casa Roseli Sivieri, 42 anos, que tem três filhos na instituição. “Eu acho isso um absurdo. Prejudica bastante o ensino dos meus filhos e dos outros alunos”, disse o impressor de off set Jurandir Martins Araújo, 35 anos.

Além de terem o ensino prejudicado, os estudantes ficam sujeitos à violência que ronda a escola. Muitos alunos que são dispensados, por causa da falta de estrutura no local, acabam ficando na rua e usando drogas. Por causa da violência da região, muitas mães ficam com medo e evitam falar sobre os problemas de vandalismo da escola.

A escola diz que pediu mais cem conjuntos de carteiras e cadeiras para a Secretaria de Educação em outubro do ano passado, mas ainda não teve a solicitação atendida.

Outro lado
Em nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que ao tomar conhecimento do caso mencionado pela reportagem, determinou que o material necessário seja providenciado em caráter de urgência e que seja instaurada uma apuração preliminar de responsabilidades. Ainda segundo a secretaria, estão sendo utilizadas provisoriamente na Escola Estadual São Pedro carteiras e cadeiras da reserva técnica de outras unidades de ensino da região. Dessa forma, não houve necessidade de interrupção das aulas, segundo a Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo.

Fonte: G1





Deixe seu comentário