Bandeira do Mercosul passa a ser hasteada em São Bernardo

A bandeira do Mercosul, a partir de agora, passa a ser hasteada ao lado da brasileira em São Bernardo. A cerimônia foi realizada, nesta segunda-feira (26), na Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo, em cumprimento à Lei Federal 12.157, de 23 de dezembro de 2009, que determina a sua colocação ao lado da bandeira nacional.

O evento faz parte da comemoração do dia em que foi assinado o Tratado de Assunção (26 de março de 1991), que criou o Mercosul (Mercado Comum do Sul), composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os países associados ao bloco são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. São Bernardo é a primeira cidade do ABC a cumprir a lei.

São Bernardo é a primeira cidade do ABC a cumprir a lei. Para isso, foram necessárias medidas de adequação dos mastros para que a bandeira pudesse ser hasteada, como confecção do 4º mastro, com 27 metros de altura, iluminação e revisão do sistema de automação de hasteamento. Além da confecção da bandeira do Mercosul, feita sob encomenda (6,4 m largura x 4,5 m altura).

Segundo o Sumário de Dados de São Bernardo do Campo, 38,79% das exportações do município são destinadas aos países do bloco, o que representa mais de US$ 1,1 bilhão.

“Nós não podemos apenas exportar, precisamos ter integração com as empresas parceiras do bloco, estimular e olhar esses países como prioridade nas nossas escolhas, seja para comercializar ou passar as férias”, afirmou o prefeito Luiz Marinho.





Para o cônsul geral da República do Paraguai em São Paulo, embaixador Oscar Rodolfo Benitez Estragó, é importante os países do bloco trabalharem juntos “para superar as dificuldades”.

Na opinião do professor de comércio exterior Otto João Gustavo Bethke, São Bernardo deve aproveitar a proximidade com os países do bloco para desenvolver sua indústria. “Esta comemoração traz ao vivo aquilo que é necessário para o Brasil, isto é, mais comércio. Assim, nós podemos exportar mais e ter uma balança comercial favorável”, afirmou.

O Hino Nacional Brasileiro foi entoado pelo tenor Rinaldo Viana, acompanhado da orquestra Corporação São José. No fim da cerimônia, o tenor homenageou o prefeito com a música “Caruso”, de Lucio Dalla.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo

Bandeira do Mercosul passa a ser hasteada em São Bernardo
Avalie!




Deixe seu comentário