Banco de Leite Materno de São Bernardo precisa de mais voluntárias

O Banco de Leite do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo está precisando de doadoras. O estoque dispõe de apenas 97 litros de leite, suficiente para um período de 15 dias, quando o ideal para manter uma margem de segurança é de 250 litros para o mês.

A coordenadora do serviço explica que a diminuição ocorre normalmente por desconhecimento da população, férias escolares ou épocas de frio, como agora. Em média, o Banco de Leite soma 105 colaboradoras e 125 bebês beneficiados por mês.

Para participar, as voluntárias não podem ter tido nenhuma doença infectocontagiosa que possa ser transmitida através do leite materno. Essas doenças são verificadas por meio de exames sorológicos realizados no pré-natal: hepatite B e C, HIV, sífilis, toxoplasmose, rubéola e Doença de Chagas.





A coleta do leite é feita pela própria doadora em sua residência e, semanalmente, equipe do hospital se desloca até o local a fim de receber a doação, que pode ser efetuada no ano inteiro, 24 horas, todos os dias da semana. O material necessário é fornecido pelo HMU.

O Banco de Leite Humano fica no quarto andar do Hospital Municipal Universitário. O endereço é Avenida Bispo César D´ Arcoso Filho, 161, Rudge Ramos, guia de São Bernardo. Telefone 4365-1480 (ramal 203).

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário