Bá Kimbuta e o rap que pensa no sarau do Fórum em São Bernardo

O trabalho de um artista que é muito mais que um cantor de hip hop poderá ser conferido em São Bernardo nesta quinta-feira (26/07), a partir das 19h. Trabalhando no lançamento de seu primeiro CD, Bá Kimbuta se apresenta ao lado da cantora Denna Hill no Sarau do Fórum, espaço criado pelo Fórum de Hip Hop.  Um ambiente muito conhecido por Bá.

Educador social, envolvido no movimento hip hop desde 1996, Bá Kimbuta atua em várias frentes, tanto as musicais, como nos projetos com a banda Uafro e o Conde Favela, quanto em ações sociais como na Associação Negroatividades, onde é um dos organizadores.

Na Negroatividades, Bá trabalha com o fortalecimento do movimento negro no ABCD, promovendo debates e reflexões sobre as lutas de gênero, racial e de classes. Além deste projeto, é fundador da Escola de Cultura Negra Bantu, coprodutor do Dia da Cabeça Preta, Jantar Africano, Pão e Vinho Cultural. Uma vida ativa que influencia positivamente em seu trabalho como rapper.

África – “Quando criamos a Negroatividades, a Escola de Cultura Ban-Tu, o grupo Kilombagem, o Usina Preta e mais tantas outras ações, a ideia era criar um elo para entender mais sobre o capitalismo, sobre a escravidão e como o colonialismo foi destrutivo para os pretos. Então percebemos que tinha algo escondido e que não era na escola que iríamos descobrir a nossa ligação com o continente africano”, afirmou, ao acrescentar que isso tem influência total no seu trabalho.

“Acho importante dizer que as mazelas que o capitalismo deixou ainda nos prejudicam e a denúncia da desigualdade racial é necessária. Isso faz parte do que sou, é minha essência”, avaliou Bá Kimbuta.





Sarau nasce do Coletivo Fórum de Hip Hop
Parte fundamental para essa conscientização, o Sarau do Fórum é uma atividade que nasce da vontade do Coletivo Fórum de Hip Hop de criar um movimento de autogestão que envolva o cidadão nas mais variadas formas de organização. Desde a limpeza do espaço, até a produção do evento, passando pela comida que é preparada, tudo passa pela ação coletiva.

O encontro de poetas, escritores e compositores, segue por esse mesmo fim: criar um espaço onde as artes de fato contribuam para o aperfeiçoamento das relações humanas e da emancipação dos indivíduos. Sobretudo através da literatura.

“Em um País como o Brasil, onde o povo não é preparado para a leitura, para o conhecimento histórico, é fundamental ter atividades como o Sarau do Fórum. Quem vende oito horas de trabalho para sobreviver e mais quatro de percurso para chegar amassado ao trabalho, não vai chegar com disposição para ler”, disse.

Para Bá Kimbuta, é necessário que haja um meio de ajuda para que essas pessoas criem o hábito da leitura. “O Sarau é a entrada dos nossos nas universidades, uma ponte, uma possibilidade de ter o contato com a leitura, de criar uma via com a literatura. É desconstruir para construir novos rumos. Fico muito feliz de poder participar de ações como esta”, finaliza.

Serviço
Sarau do Fórum
Quando: toda última quinta-feira do mês.
Onde: rua Jurubatuba, 1.610, Centro de São Bernardo.
Horário: 18h. Entrada franca.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário