Reintegração de posse em São Bernardo termina com a remoção de 405 famílias

Terminou ontem, seis dias após o início da operação na última terça-feira, a reintegração de posse na rua João Batista Capitâneo, na Vila Ferreira em São Bernardo do Campo. Segundo nota oficial da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) 405 famílias foram cadastradas para o recebimento da ajuda de custo de R$ 1,2 mil. Segundo a companhia 333 cheques já foram disponibilizados.

O terreno pertence à companhia e foi invadido no ano passado. No local a CDHU pretende construir novos prédios de apartamentos populares para famílias inscritas em programas habitacionais. A operação teve início com forte amparo policial, cerca de 300 policiais militares iniciaram a ação juntamente com pessoal da companhia e oficiais de justiça.

Na última quarta-feira, dia seguinte da ação de reintegração houve o momento mais tenso, porque os moradores avaliavam que a companhia poderia não cumprir o abrigo e o auxílio em dinheiro às famílias que deixariam a área. O Ministério Público entrou nas negociações e o acordo foi feito.





A CDHU garantiu ontem que a empreiteira que irá construir o novo empreendimento na área desocupada já está fazendo a vigilância do local e implantando o canteiro de obras. Também em nota a Polícia Militar comemorou o desfecho dos trabalhos. “A Polícia Militar alcançou o objetivo desejado, sendo a reintegração de posse desenvolvida de forma pacífica”.

AUXÍLIO

Ao todo, 405 famílias foram cadastradas para o recebimento da ajuda de custo de R$ 1.200,00. A ajuda de custo é liberada 48 horas após a saída da família. Das famílias removidas, 66 foram alojadas em hotel, sendo que 26 receberam os cheques e 16 saíram do hotel até o momento.

Nos prédios que serão construídos no local serão abrigadas cerca de duas mil famílias do município. “A CDHU já construiu mais de 1.500 unidades no local. E só na área invadida, mais 280 unidades serão construídas e já estão destinadas a moradores da Vila Ferreira que foram cadastrados e aguardam pelo atendimento habitacional”, destacou a companhia em nota.

Fonte: ABC Repórter





Deixe seu comentário