Fernanda Montenegro encanta público de São Bernardo

Foi relembrando momentos de sua vida e carreira como uma das melhores atrizes do País que Fernanda Montenegro iniciou, nesta quarta-feira (23/3), sua apresentação no Teatro Lauro Gomes, onde esteve pela primeira vez para fazer citações de textos de algumas personalidades do século XX. Cerca de 500 pessoas, entre elas o prefeito e o secretário de Cultura e vice-prefeito, prestigiaram o evento, promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo como parte da programação do Mês da Mulher.

Para o chefe do Executivo, Fernanda é uma mulher vitoriosa, exemplo ao público feminino. “Como profissional do mais alto gabarito e uma intelectual da cultura, a atriz trouxe uma reflexão sobre a presença da mulher na sociedade brasileira, que vem ocupando espaços importantes em todos os segmentos, como econômico, social e político. Em São Bernardo, desenvolvemos diversas políticas para esse gênero, visando uma sociedade mais justa”, disse. O prefeito também convidou o público presente para a inauguração do Centro de Referência e Apoio à Mulher, que será neste sábado (26/3), às 8h30.

A atriz afirmou que o teatro é um lugar de discussão existencial, política e ideológica, e elogiou a presença do prefeito no espaço, ressaltando que poucos administradores públicos têm coragem de entrar no teatro por temerem manifestações contrárias ao seu governo. “O prefeito foi muito bem recebido e acredito que esteja ciente do seu poder para o bem querer do povo”, opinou a atriz, que tem 81 anos de idade e 60 de carreira, com quase 100 peças representadas e 20 novelas.





Entre as citações apresentadas por Fernanda estão preceitos de Madre Tereza de Calcutá, o poema Amar, de Carlos Drummond de Andrade, o texto Das Vantagens de Ser Bobo, de Clarice Lispector, adaptado ao público feminino, além de um trecho da autobiografia da filósofa francesa Simone de Beauvoir. Em seguida, Fernanda respondeu perguntas da plateia e falou da importância da troca de conversa, além de desmistificar a profissão de artista, que, segundo ela, é quem consegue a excelência no trabalho.

O evento também contou com a presença de alunos surdos da Escola Municipal de Educação Especial (Emebe) Neusa Bassetto e de participantes do programa Mulheres de Paz, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Urbana.

A moradora do bairro Taboão, Fátima Carolina Cristal, 52 anos, ficou encantada com o encontro e as citações feitas pela atriz. “São textos que a gente não tem acesso, por conta da correria do dia a dia. Seria interessante que a Fernanda voltasse mais vezes para passar ainda mais sua experiência de vida, já que ela é uma pessoa comum, que tem as mesmas ansiedades, desejos e perspectivas, que nós moradores de São Bernardo”, comentou.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário