EC São Bernardo

Esporte Clube São Bernardo é o clube de futebol de futebol mais antigo de São Bernardo do Campo. Fundado em 3 de fevereiro de 1928, suas cores são preto e branco. Sua primeira participação no Campeonato Paulista de Futebol ocorreu no ano de 1950, na Segunda Divisão (atual Série A2). Disputou em 2017 a Segunda Divisão da Federação Paulista de Futebol, onde conseguiu o acesso a série A3 do campeonato paulista de 2018.

EC São Bernardo

É o clube do ABC Paulista que reúne o maior número de participações em campeonatos profissionais da Federação Paulista de Futebol, além de ter introduzido na cidade de São Bernardo do Campo, a prática de esportes como o Futsal, onde se sagrou bicampeão metropolitano da segunda divisão, o Vôlei e o Basquete, onde foi multicampeão e revelador de grandes craques, além de ter possuído, nos anos 70, a maior categoria de base do basquete brasileiro.

Teve como seu primeiro palco o Estádio Ítalo Setti, localizado no quarteirão formado atualmente pelas Avenidas Faria Lima, Francisco Prestes Maia e pela Rua Marechal Deodoro. O Estádio foi erguido pelo próprio clube em terreno doado por seu maior benemérito, Ítalo Setti. Em 1963, o clube teve seu estádio desapropriado com a abertura da Avenida Brigadeiro Faria Lima, e acabou desativando o seu departamento de futebol. São Bernardo do Campo não possuía na época outros estádios.

Posteriormente, após a fusão com o Aliança Clube e a retomada do futebol, o clube passou a se utilizar das dependências do Estádio Humberto de Alencar Castello Branco, o popular Baetão, que se tornou a casa e uma das maiores armas da equipe nas competições em que disputava, graças a proximidade das arquibancadas com o gramado. Mais tarde, o clube também passou a utilizar o Estádio Primeiro de Maio, palco das grandes manifestações dos metalúrgicos durante as greves do ABC, em fins dos anos 1970 e no início dos anos 80. Atualmente o Esporte Clube São Bernardo manda seus jogos no Estádio do Baetão – Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin em São Bernardo do Campo.

Endereço e Telefone EC em São Bernardo

  • Rua C Zanella, 100 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
  • Telefone: (11) 3593-6798

Outras informações e site

Mapa de localização

EC São Bernardo
Avalie!





Deixe seu comentário