CEU Três Maria em São Bernardo

CEU - Centros Educacionais Unificado Três Maria em São BernardoO CEU - Centros Educacionais Unificado - Três Marias em São Bernardo do Campo, ainda em Construção, terá o nome de Celso Daniel, em homenagem ao ex prefeito de Santo André assassinado em 2002

O CEU Três Marias terá 28 salas de aula para o atendimento de 1.292 alunos na faixa etária de 0 a 10 anos, do berçário ao fundamental.



Além das salas, o complexo educacional compreende um ginásio de esportes com dimensões internacionais e com capacidade para 800 lugares, espaços para a comunidade - que será atendida pelo Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (Promac), Educação de Jovens e Adultos (EJA) -, biblioteca, que também será aberta à comunidade, além de teatro e cinema com capacidade para 376 lugares e uma praça de convivência.

CEU - Centros Educacionais Unificados

O CEU´s são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da cidade.

Foram concebido como um centro local da vida urbana, com seu programa que articula os equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental e às práticas esportivas, recreativas e culturais cotidianas.

O município de São Paulo conta atualmente com 45 CEUs onde estudam mais de 120 mil alunos.

Os CEUs contam com um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 a 6 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA).

CEU - Centros Educacionais Unificado Três Maria em São Bernardo


Todos os CEUs são equipados com quadra poliesportiva, teatro (utilizado também como cinema), playground, piscinas, biblioteca, telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões.

Os espaços são abertos nos finais de semana com o intuito de beneficiar tanto crianças e adolescentes como a comunidade do entorno de baixa renda.

Com programação variada para todas as idades, os CEUs garantem aos moradores dos bairros mais afastados acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais.

O acompanhamento e a avaliação do processo de implementação dos CEUs, realizado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), mostrou indicadores de satisfação das comunidades acima de 90%.

O projeto dos Centros Educacionais Unificados começou a ser estruturado pela Prefeitura de São Paulo, como um projeto intersecretarial, em 2001, a partir das consultas populares por meio do Orçamento Participativo.

O projeto arquitetônico dos Centros Educacionais Unificados foi desenvolvido, inicialmente, pela equipe coordenada pelos arquitetos Alexandre Delijaicov, André Takyia e Wanderley Ariza e foi elaborado pela equipe do Departamento de Edificações da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), tendo sido concluído por essa equipe.

Tal projeto se inspirou no projeto arquitetônico da Escola Parque, desenvolvida entre 1948 e 1952 em São Paulo que, por sua vez, foi adaptada da experiência de Salvador, criada por Diógenes Rebouças e Hélio Duarte em 1947, segundo a programática do educador baiano Anísio Teixeira.

Objetivos

O CEU tem três objetivos fundamentais:

Desenvolvimento integral das crianças e dos jovens,
Polo de desenvolvimento da comunidade
Polo de inovação de experiências educacionais

O princípio educacional que norteia o projeto dos CEU's é o de prover um tipo de educação que possibilite o desenvolvimento integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos, que incluí a educação formal, não formal, e as atividades sócio-culturais, esportivas e recreativas como formas de aprendizagem.

Sua proposta reuniu todas as ações educativas da Prefeitura em um único polo, juntando a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) em um só conjunto, dando um uso mais eficiente a equipamentos e serviços municipais.

Os Centros Educacionais Unificados - CEUs são espaços que visam promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos, por meio de experiências educacionais inovadoras, conjugadas a atividades artísticas, culturais, esportivas e de inclusão digital.

Com a implantação dos CEUs, a Prefeitura de São Paulo aumentou significativamente o emprego de equipamentos públicos na educação, expandindo a quantidade de bibliotecas de 67 para 88 (aumento de 30%), o de telecentros, de 52 para 73 (40%), de piscinas, de 61 para 128 (109%) e os teatros aumentaram 300%, passando de 7 para 21.

Infra-estrutura

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs), construídos pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, são equipamentos que unem educação, cultura, esporte e lazer, sendo um novo espaço de encontros da comunidade nos finais de semana, também dispõe de um sistema de Internet Banda Larga, Quadra Poliesportivas, Livros Didáticos, Programa Aluno aprende bem com parceria do Governador Alkimin e o programa Leve Leite.

Bloco Esportivo e Cultural (BEC)

O CEU conta com uma piscina semi-olímpica (em algumas unidades a piscina é aquecida), duas piscinas, sendo uma infantil e outra recreativa.

Os BECs possuem quadras externas, uma poliesportiva e outra específica para prática de voleibol e uma quadra poliesportiva interna, localizada no mesmo prédio do teatro.

As quadras poliesportivas, instaladas nos prédios dos BECs dos novos CEUs, são construídas com piso flexível flutuante.

Este piso tem o revestimento de madeira colocado entre o isopor e os barrotes de madeira, causando o efeito de um amortecedor. Esta tecnologia é utilizada em quadras oficiais para minimizar o esforço dos músculos durante a prática de atividades físicas.

Bloco Didático

O Bloco Didático é composto por uma EMEI, um CEI, e uma EMEF. Também faz parte do Bloco Didático o prédio administrativo, o refeitório, a biblioteca e o telecentro.

Em todos os prédios deste bloco, foram instalados "solariuns", que são cercados próximos às janelas no piso inferior, e permitem aos professores um espaço extra para novas atividades com os alunos.

Nas proximidades da CEI - Centro de Educação Infantil foi implantado um pequeno playground para diversão das crianças que estudam na creche.

Áreas Externas

Nas áreas externas, o pavimento foi realizado com peças intertravadas, que são instaladas com areia e pedrisco.

Este tipo de pavimentação permite maior permeabilidade e, quando sofre impactos de cargas acima do previsto, acomoda as peças de concreto sem rachaduras, facilitando a manutenção.

CEU - Centros Educacionais Unificados - Três Maria em São Bernardo
Endereço: Rua Pedro Jacobucci, 470 - Cidade São Bernardo do Campo - SP
Telefone: (11) 4122-4000.



Como escolher a melhor empresa ou profissional autônomo?

Quero uma boa indicação? Quanto custa esse produto? Qual o comércio no bairro?
Qual o valor do produto ou serviço? Quais os principais tipos?

Geralmente essas são as dúvidas mais comuns de quem procura um profissional ou empresa. Responder a todas as perguntas acima é algo subjetivo, amplo e complexo pois o ideal é você conhecer ou experimentar, fazer um teste no atendimento, etc.
Diante do surgimento de diversas empresas ou profissionais, torna-se cada vez mais importante o olhar consciente e crítico para sua escolha. Antes de assinar algum contrato ou enviar pagamentos, é recomendável verificar a confiabilidade da empresa em redes sociais ou em fóruns de sites especializados.

8 dicas para você escolher um profissional ou empresa:

1. CNPJ - Verifique se a empresa possui CNPJ ou registro profissional da classe.
2. Sede - A empresa tem uma sede fixa de fácil acesso?
3. Atendimento - Qual é a estrutura de atendimento, telefones para contato, site, e-mail?
4. Preço Justo - Não necessariamente preço baixo – preços baixos demais como na maioria
    das relações de consumo evidenciam produtos de qualidade questionável.
5. Contrato - exija sempre um contrato de prestação de serviços completo;
    ele é a garantia de que você receberá o serviço ou produto pelo qual você pagou.
6. Nota Fiscal - Ao pagar qualquer empresa ou profissional autônomo exija a nota fiscal.
7. Conheça - Procure conhecer pessoalmente as empresas próximas de seu endereço residencial
    ou visite as ruas onde estão localizadas as empresas.
8. Avalie - Aqui você pode ver uma lista de locais em diversos bairros vizinhos.
    Leia os comentários recentes de quem visitou ou utilizou algumas destas empresas.


Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 

  Sobre o EncontraSãoBernardo
Fale com EncontraSãoBernardo
Anuncie no EncontraSãoBernardo
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoBernardo (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSãoBernardo | Privacidade EncontraSãoBernardo


Bandeira de São Bernardo do Campo