São Bernardo vai fazer mapeamento das árvores

A Prefeitura de São Bernardo do Campo deve iniciar em 2012 levantamento das árvores da cidade. O objetivo é fazer avaliação das condições das espécies para traçar projeto de arborização´.

Segundo o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Ricardo Kondratovich, o trabalho também será usado para fazer a contagem das árvores nas vias públicas, parques e praças. “Queremos saber quantas espécies temos, quantas estão comprometidas, quantas estão inadequadas nas áreas, para que possamos fazer a substituição a longo prazo.”

Segundo ele, a estimativa é de que existam entre 90 mil e 100 mil árvores no município. “Também queremos ver os bairros mais arborizados e aqueles que precisam de mais verde. Sabemos que os mais antigos, como Baeta Neves e Nova Petrópolis, têm mais do que os recentes, como Vila São Pedro e Silvina.”

O levantamento será em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que apresentou proposta e aguarda o retorno da administração. O investimento da Prefeitura será de R$ 155 mil.





O instituto oferecerá capacitação para cerca de 17 funcionários que trabalharão no levantamento, que deve durar cerca de seis meses. “O instituto estabelece um contrato de 12 meses, período necessário para essa identificação e elaboração do projeto.”

ESPÉCIES
Um viveiro criado no Riacho Grande vai ajudar no plano de arborização. “Compramos uma estufa e começamos o plantio. Isso é importante para que possamos eleger as espécies que queremos ter na cidade, quais as mais adequadas para cada espaço. Também queremos investir nas frutíferas e nas que dão flores.”

Uma das ações da Prefeitura, desde 2010, é o plantio de árvores – já são 17 mil. Pelo menos 90% são espécies nativas. Duas mil, por exemplo, foram plantadas no parque da Chácara Silvestre, previsto para ser inaugurado no dia 27.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário