São Bernardo terá netbooks nas escolas em agosto

Os 15 mil netbooks adquiridos pela Prefeitura da cidade São Bernardo estarão nas salas de aula da rede municipal em agosto, segundo garantiu ontem a secretária de Educação, Cleuza Repulho. Os equipamentos vão beneficiar os alunos entre 9 e 10 anos.

A secretária explicou que a empresa Positivo, responsável pelo fornecimento dos equipamentos, entrou em contato para agendar a entrega para o fim deste mês. Procurada, a empresa não se posicionou até o fechamento desta edição. Conforme o Diário publicou no início do ano, a previsão era de os netbooks fossem entrgues no primeiro semestre.

“Enquanto os aparelhos não chegam, os professores passam por capacitação para o uso da tecnologia e também para que possam planejar e conciliar o uso com o conteúdo pedagógico”, explicou a secretária. Ela acrescentou que a instalação da rede wifi está sendo finalizada nas 73 Escolas Municipais de Educação Básica.

Segundo Cleuza, os equipamentos vão ser usados pelo Ensino Fundamental, que totaliza 43 mil alunos, além do Ensino para Jovens e Adultos. “A prioridade é para os alunos que vão deixar a rede municipal. Mas todos poderão se beneficiar da tecnologia.”





Segundo a secretária, para reforçar a segurança dos netbooks nas escolas, os aparelhos vêm programados para funcionar apenas com os códigos instalados nas unidades. “Dessa maneira, não terá utilidade tirar o aparelho da escola, já que só terá conexão com a rede wifi de cada unidade. Além disso, o equipamento não tem memória, o que faz com que todo o conteúdo seja armazenado no servidor de cada escola.”

Os netbooks foram adquiridos pela ata de preço do Ministério da Educação, que permite a compra dentro do programa Um Computador Por Aluno. O investimento é de R$ 5,1 milhões. Antes desta aquisição, feita no ano passado, a administração havia aberto processo licitatório para adquirir cinco mil netbooks, mas foi cancelado pelo custo ser maior do que o oferecido pelo Ministério da Educação.

Os profissionais ouvidos pelo Diário avaliaram que a iniciativa é mais uma ferramenta de aprendizado. “Tudo que possa contribuir para o ensino é muito válido. Como a maioria das crianças já tem a facilidade com o computador, é possível enriquecer o conhecimento”, afirmou a coordenadora pedagógica do Riacho Grande, Erenice Dias Silva, 53 anos.

A coordenadora pedagógica do Jardim Silvina, Tatiana do Carmo, 37, acredita que a variedade de plataformas contribui para incentivar os alunos. “Quanto maior for a gama de opções, mais interesse vai despertar nos estudantes em aprender.”

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário