São Bernardo prorroga campanha de vacinação contra a gripe até o dia 17

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza será prorrogada até a próxima sexta-feira (17), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Bernardo do Campo, das 8h às 17h. A Vigilância Epidemiológica recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de gripe com febre alta ou febre persistente por mais de três dias, que procurem imediatamente um médico.

A meta de vacinação preconizada pelo Ministério de Saúde é de 80% para cada grupo indicado para a imunização. Iniciada no dia 15/4, a campanha está sendo prorrogada pela segunda vez na cidade porque a adesão continua abaixo do esperado. No município, 102.194 pessoas foram vacinadas até o último dia 8, entre gestantes, idosos, menores de dois anos, doentes crônicos e trabalhadores da saúde, grupos prioritários.

A Secretaria de Saúde na cidade de São Bernardo alerta as pessoas dos grupos considerados de risco para que se vacinem, visto que mais duas pessoas morreram vítimas da doença, totalizando agora cinco óbitos. As vítimas fatais registradas foram de pessoas que demoraram para procurar uma unidade de saúde e não se vacinaram. Outra característica comum das vítimas é que elas tinham doenças associadas, com exceção de um dos casos.





Casos – Até esta quinta-feira (9), foram confirmados 14 casos de H1N1, incluindo as cinco vítimas fatais. Entre os casos confirmados, encontram-se gestantes, menores de 2 anos, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Um dos novos óbitos foi de um homem de 41 anos, que era etilista crônico. A outra morte foi de uma mulher de 48 anos, hipertensa. Os outros três casos foram de uma mulher de 31 anos, que não tinha doença crônica, um homem de 47 anos, portador de cirrose hepática, e um homem de 72 anos, com pneumopatia e cardiopatia.

Esses são os grupos de risco que fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação, que envolve também as puérperas (mães que tiveram filhos recentemente – até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário