São Bernardo improvisa Caps no Alvarenga

Os pacientes portadores de transtornos psíquicos de São Bernardo ganharam ontem mais um Caps 2 (Centro de Atenção Psicossocial), localizado no bairro Alvarenga, na Estrada dos Alvarenga, 3.268.

A unidade, com espaço reduzido e adaptado, terá funcionamento provisório. O objetivo da Prefeitura de São Bernardo é aliviar a demanda dos dois Caps próximos à região central, que funcionam 24 horas e aos fins de semana. A capacidade de atendimento mensal será de até 300 pacientes.





A ordem de serviço para início das obras da unidade permanente do bairro Alvarenga será assinada em até três semanas pelo prefeito Luiz Marinho (PT). A previsão inicial é que fique pronta até o fim do ano que vem. “Com a nova sede poderemos contar com leitos. Nessa unidade provisória ainda não conseguiremos deixar pacientes internados em regime de hospital-dia. Não é uma situação ideal, mas permite liberarmos vagas para os casos mais graves na unidade do Centro e do Jardim Farina”, explicou o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

O tratamento feito no Caps é baseado em psicoterapia, consultas médicas, medicação, oficinas terapêuticas, atividades físicas e atendimento aos familiares. O Caps 3 do bairro Alvarenga será construído ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro, localizado na Estrada dos Alvarenga, na altura do número 5.779.

Com este, São Bernardo soma seis Caps na cidade, sendo três para transtornos psíquicos, dois para dependentes químicos – sendo um adulto e outro infantojuvenil -, além do Caps infantil.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário