São Bernardo é alvo de blitz da nova lei seca no feriado de Páscoa

A cidade de Santos está entre as cinco cidades do Estado que receberão blitze da nova lei seca, no feriado prolongado de Páscoa. Capital, cidade de São Bernardo do Campo, cidade de Campinas e Sorocaba também serão alvo da operação, conhecida como Programa Direção Segura. Os locais e datas da fiscalização não serão divulgados para não atrapalhar as ações, segundo o Governo do Estado de São Paulo.

Além do teste do bafômetro, para detectar o consumo de álcool, motoristas suspeitos de estarem sob o efeito de drogas terão gotas de saliva coletadas pelos policiais, por meio de um bastão chamado swab (parecido com um cotonete). Esse equipamento detecta o uso de maconha e cocaína.





Se o condutor se recusar a fazer os testes, as autoridades de trânsito poderão utilizar imagem e vídeo ou testemunhar a presença de sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora. Segundo o Estado, o teste antidroga só é utilizado nos casos de condutores visivelmente alterados que tiveram resultado negativo no etilômetro.

Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a operação contará com cerca de 25 agentes, entre policiais militares, civis, técnico-científica e integrantes do próprio Detran.

As blitze do Programa Direção Segura, com a integração de diversos órgãos, só ocorreram, até o momento, na Capital. A primeira foi promovida entre os dias 8 e 12 de fevereiro, e a segunda de 14 a 16 de março.

Fonte: A Tribuna





Deixe seu comentário