Marinho apresenta sistema de gestão de lixo de São Bernardo para Pinheiro

Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, apresentou o novo Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos da cidade ao chefe do Executivo de São Caetano, Paulo Pinheiro.

Em junho do ano passado, a Prefeitura de São Bernardo assinou contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio SBC Valorização de Resíduos Revita e Lara para a implantação do projeto. O município é pioneiro no País a seguir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pelo Governo Federal.

O contrato prevê um sistema integrado de limpeza urbana, que fará a ampliação da coleta seletiva, gestão de resíduos de construção civil e a implementação e operação do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação Energética (SPAR-URE).

“Gostei muito do projeto e vamos agendar novamente uma apresentação para o nosso pessoal técnico. Hoje só temos o aterro sanitário em Mauá, mas nós queremos outra opção. Precisamos dessa nova tecnologia que será implantada em São Bernardo para que tenhamos a certeza de que nossos resíduos estão recebendo destino ideal”, afirmou Pinheiro.

Uma das primeiras medidas do consórcio vencedor da licitação será a remediação do antigo lixão do Alvarenga, onde será instalado o SPAR-URE. Também está prevista a construção na cidade de São Bernardo de um parque de 300 mil metros quadrados.





Além disso, serão realizados estudos de licenciamento ambiental para a construção do SPAR-URE, que irá tratar os diferentes tipos de resíduos do município, recuperando os materiais recicláveis, tratando a fração orgânica e gerando energia por meio da incineração.

O local, previsto para iniciar suas atividades em 2015, irá gerar cerca de 17 MW/h de energia que será produzida.

Segundo Marinho, será implantada uma forma inédita e correta de manusear os resíduos sólidos da cidade. “Iniciaremos um novo conceito de coleta seletiva. A limpeza, por exemplo, será paga de acordo com a qualidade e eficiência que a empresa prestar o serviço”, disse.

Coleta Seletiva

A reestruturação do sistema de limpeza permitirá a ampliação do programa de coleta seletiva, hoje em 1% no município, e que chegará a 10% até 2017. Para isso, será criada uma rede de pontos de entrega voluntária e 30 ecopontos em São Bernardo, além de seis centrais de triagem operadas por cooperativas. Com isso, haverá a criação de 500 a 800 postos de trabalho. Também estiveram na apresentação os secretários de Planejamento Urbano, Alfredo Buso, e o de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.

Fonte: Repórter diário





Deixe seu comentário