Laboratório de Prótese Dentária de São Bernardo é inaugurado

Um serviço inédito na rede municipal de saúde foi lançado oficialmente pelo prefeito da cidade de São Bernardo do Campo nesta segunda-feira (18/4). Trata-se do Laboratório de Prótese Dentária, cuja finalidade é oferecer gratuitamente dentaduras e outras próteses dentárias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O laboratório funciona nas dependências do Centro de Especialidades Odontológicas, localizado à Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, Bairro Nova Petrópolis. O serviço começou experimentalmente suas atividades em janeiro e até agora já foram entregues 600 próteses. Outras três unidades semelhantes estão previstas até 2012.

A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, do governo federal, que mensalmente repassa R$ 12 mil ao município. A meta do laboratório de São Bernardo é fornecer mensalmente até 240 próteses totais (dentaduras), 50 próteses removíveis e 60 unitárias (pinos, coroas e jaquetas), número superior à produção recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 150 próteses mensais.

Os interessados devem dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e fazer o agendamento. Quatro dentistas especializados em próteses e quatro auxiliares atuam no laboratório para a avaliação bucal, moldagem e fixação das próteses. Os moldes bucais dos pacientes são encaminhados a empresa vencedora da licitação feita pela Prefeitura para a confecção das dentaduras e demais próteses. O prazo previsto para a entrega é de até 10 dias.





Ao lado do câncer de boca, a ausência de dentes é um dos mais graves problemas de saúde bucal do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos idosos são desdentados. Entre adultos com idade de 30 a 44 anos esse índice é de 30% e estima-se que existam cerca de 5 mil adolescentes desdentados. Além disso, 45% dos brasileiros não teriam acesso regular à escova de dente.

Para o chefe do Executivo, a prótese dentária não é importante apenas por uma questão estética. “O serviço melhora a auto-estima, permite a digestão correta dos alimentos, evita o surgimento de doenças provocadas pela má mastigação e contribui para a felicidade do cidadão em casa, no trabalho e no convívio social”, comenta.

Feliz da vida, o motorista de táxi, José Dantas Pires, comentou que o serviço e a Administração estão de parabéns. “Vivo em São Bernardo desde 1958 e nunca vi um trabalho igual a esse. Eu já recebi a minha prótese, a minha mãe, com 95 anos de idade, também ganhou sua nova dentadura, assim como a minha irmã, e estamos todos contentes”, comemorou.

Saúde Bucal – Já na saúde bucal, o secretário de Saúde comentou que o atendimento passa por total reformulação, saltando de 0% de cobertura em 2008 para 21 equipes de saúde bucal em 2010, com e previsão de chegar a 41 equipes ainda este ano, e 85 em 2012. Em parceria com a Secretaria de Educação, foi lançado recentemente o Programa de Saúde Bucal nas Escolas, que atenderá 80 mil alunos da rede municipal de ensino.

Participaram da inauguração do Laboratório de Prótese o secretário de Saúde, o vice-prefeito e secretário de Cultura, e o coordenador de área da Agência Rudge Ramos.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo





Deixe seu comentário