Hemocentro de São Bernardo convoca doadores durante as férias

A alta nos índices de acidentes de trânsito registrados nesta época do ano demanda muitas transfusões de sangue. O Hemocentro do Grande ABC, localizado em guia São Bernardo, reúne doações que abastecem seis hospitais da região. A entidade convoca os doadores que estão na cidade para darem sua contribuição durante o período de férias.

De acordo com a gerente regional da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), Solange Rios, a queda nas doações nesta época do ano chega a 30%. “Conseguimos atravessar os feriados com estoque, mas sabemos que teremos mais dificuldade neste mês. Estamos em contato com prefeituras para organizar campanhas, já que escolas e faculdades estão em férias.”





Hoje, o estoque do hemocentro é de 70% do total, o que representa 1.200 bolsas de sangue. A principal dificuldade da Colsan é estocar sangue RH negativo, tipo mais raro. Hoje, essa faixa é de apenas 10% dos cerca de 4.200 doadores cadastrados nos bancos de sangue da região. A ideia da gerente é conseguir manter, pelo menos, 1.500 bolsas em estoque até o fim de janeiro. A capacidade total é de 6.000.

A Secretaria Estadual da Saúde também faz alerta à população sobre a importância da doação. Em média, os hemocentros de todo Estado coletam 75 mil bolsas por mês. Segundo dados da Hemorrede estadual, no fim de novembro houve queda de 15% nas coletas de bolsa na Região Metropolitana e no Interior. O Estado tem cerca de 100 postos de coleta, sendo 40 na Capital.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 68 anos. O indicado é que homens doem a cada 60 dias e mulheres, a cada 90.

Os quatro postos de doação da região estão funcionando normalmente, das 8h às 13h. Informações pelo telefone 4332-3900.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário