Combate ao mosquito da dengue será intensificado em São Bernardo

A campanha contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, será intensificada entre os dias 4 e 8 de abril em todos os bairros da cidade de São Bernardo. A chamada Semana de Mobilização contra a Dengue envolverá as 32 unidades básicas de saúde do município, agentes do Centro de Controle de Zoonoses e mais de mil agentes comunitários de saúde.

Priorizando os bairros que registraram casos autóctones (contraídos no próprio município), haverá mutirões casa a casa e inspeção em escolas municipais, estaduais e particulares para a busca de criadouros do mosquito. Algumas UBSs promoverão palestras em escolas e igrejas sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas.

A UBS do Jardim Nazareth está organizando com a comunidade uma caminhada pelas principais ruas do bairro no dia 4/4, com saída às 8h da frente da unidade, que fica na Rua João XXIII, 380. Trabalhadores da saúde e moradores levarão cartazes de conscientização e farão o percurso com o auxílio de um carro de som para a divulgação de mensagens educativas.





Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, de janeiro até 24 de março já foram confirmados dez casos autóctones e 24 importados (contraídos em outros municípios).

Reforço – O bairro dos Casa foi onde se verificou o maior número de casos: sete pessoas contraíram dengue naquela região, notadamente no Carminha e no Jardim do Lago, onde o combate ao mosquito foi reforçado com a aplicação de inseticida no interior das residências. Os demais casos autóctones foram constatados nos bairros Cooperativa, Planalto e Alvarenga, com um caso cada.

De janeiro até 24 de março, já foram descobertos 287 focos do mosquito da dengue. Os bairros mais infestados foram o Centro, com 51 focos; Baeta Neves, com 45; e Rudge Ramos, com 32.

A população deve redobrar os cuidados para evitar o acúmulo de água parada. A vedação correta das caixas d´água, a retirada da água dos pratos de vasos e dos recipientes dos animais e a limpeza das calhas são algumas das providências que competem aos moradores para impedir o surgimento de criadouros do mosquito.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário