Atendimento na saúde de São Bernardo é informatizado

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Rudge Ramos foi escolhida para ser a primeira em São Bernardo a receber o projeto do governo federal E-SUS Atenção Básica, que é um soft-ware (programa de computador) público que permitirá que as UBSs mantenham prontuários eletrônicos com os dados dos usuários, reduzam tempo de espera por atendimento e gerenciem seus estoques.

A plataforma servirá para que os pacientes tenham prontuários eletrônicos, que reunirão, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento. Além disso, também possibilitará controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade.

A nova ferramenta, que será repassada gratuitamente aos municípios, foi lançada no início de fevereiro e desenvolvida por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina.

O secretário de Saúde, Arthur Chioro, informou que a cidade está entre seis outros municípios escolhidos para ser piloto no desenvolvimento da plataforma que irá cadastrar o histórico de todos os pacientes da rede pública. “A ideia é que, até o final de abril, a plataforma seja colocada à disposição de todas as cidades do País”, destacou.

Implantação – A implantação do sistema teve início em fevereiro e a conclusão deve ocorrer no início de março. Chioro acredita que, até o meio do ano, o sistema esteja implantado nas 32 UBSs da cidade. “Com isso conseguimos qualificar, integrar e agilizar o atendimento. Vamos acabar com a papelada circulando pelas UBSs, além de melhorar a capacidade de gestão da saúde”, afirmou.

Para ampliar a adesão a essa ferramenta e aperfeiçoar a capacidade de atendimento, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Comunicações, irá custear conexão com internet banda larga para as quase 14 mil unidades básicas que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade. O programa induz a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica.

 Ribeirão também implantará sistema

No ABCD, a cidade de Ribeirão Pires também trabalha para informatizar as unidades básicas de saúde. Na última semana, o prefeito Saulo Benevides esteve em Chapecó, estado de Santa Catarina, para conhecer o sistema de gestão de dados do município.





Acompanhado do secretário de Governo, Koiti Takaki, o prefeito e comitiva de Ribeirão visitaram  a central do sistema de dados, além de conhecer laboratório de exames e a Cidade do Idoso. “O sistema de gestão de dados adotado por Chapecó é um excelente exemplo de projeto de informatização que começou pela área da saúde na cidade de São Bernardo, como pretendemos fazer em Ribeirão, e funcionou tão bem que foi ampliado para todos os setores da administração”, declarou o prefeito Saulo Benevides.

Quando os pacientes passam por uma unidade de saúde, as informações dos procedimentos de atendimento são disponibilizadas ao médico. Depois de examinar e fazer o diagnóstico, o profissional tem a possibilidade de conferir no sistema se o medicamento que irá prescrever ao paciente está disponível na rede, contribuindo com o controle dos recursos disponíveis.

 Técnicos do Ministério dão orientação

Na última semana, técnicos do Ministério da Saúde estiveram em São Bernardo para orientar profissionais da Secretaria de Saúde sobre o aplicativo e o preenchimento das fichas relativas ao E-SUS. A pasta constituiu um grupo que analisará detalhadamente o sistema para esclarecer dúvidas e fazer as adequações necessárias para a migração do sistema atual utilizado pela rede municipal de saúde para o novo programa.

A expectativa é a de que, a partir de abril, a UBS Rudge Ramos já funcione plenamente com o novo sistema. Depois que a plataforma for implantada na rede municipal, técnicos de São Bernardo deverão se articular com as secretarias de Saúde dos demais municípios do ABCD para que o aplicativo seja adotado em toda a Região.

O anúncio da escolha de São Bernardo como piloto no projeto foi feito no final de janeiro, quando os prefeitos do ABCD estiveram em Brasília para reunião com a presidente Dilma Rousseff. “Conseguimos outras novidades, como a inserção de todas as equipes de saúde da família no programa de modernização. Resolvemos pendências para que algumas UPAs também recebam verbas para manutenção mensal e a liberação de recursos para qualificar a central de regulação do Samu”, informou Arthur Chioro.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário